Nowtrip
Travel Lifestyle Vídeos

Acorda e sai da rotina!

Este vídeo fez parte da minha candidatura ao concurso Gap Year 2016 da Associação Gap Year (AGYP). Cheguei aos dez finalistas mas… não ganhei. O plano delineado era “ir” e fui.

“E todos os dias acordas com a mesma rotina. Custa a levantar da cama, custa começar um novo dia. Todos os dias a preguiça toma conta de ti e lá vais tu para mais um dia na tua vida que nada tem de extraordinário. Sofres às segundas-feiras e deprimes ao domingo. És jovem mas já te sentes um bicho caseiro que só quer descansar do trabalho ou das aulas, às vezes dos dois. Sentes a vida a passar rápido de mais. E pensas todos os dias que a vida é muito mais que isto, que há milhares de sítios para descobrires e milhões de pessoas para conheceres. Pensas que tens de fazer mais por ti e pelos outros. Questionas-te se vives ou se apenas sobrevives. E rapidamente chegas à conclusão que vais sobrevivendo e ficas desanimado. Não te apetece ficar no mesmo sítio e tudo o que queres é descomplicar a vida. Acumular experiências em vez de acumular sonhos. Quando tiveres 70 anos não queres sentir o arrependimento de coisas que não fizeste, queres contar histórias. E no fundo tens tudo o que é preciso para mudar o rumo da tua vida, a vontade.

Um dia vais mudar de ideias em relação à vida e apercebeste que depois dos estudos não precisas de começar logo a trabalhar. Um dia achas que ser adulto é uma chatice e que só queres ser um peixinho contra a corrente e ser jovem para sempre. Tens muito tempo para ser adulto. Um dia fazes parte dos jovens que não se conformam com a primeira coisa que aparece, que não querem ser só mais um, que preferem a aventura ao comodismo, que querem sair do sofá e fazer-se ao caminho. Sentes que a altura de fazer algo mais, chegou. E tudo te inspira a dar um passo sem medo. Inspira-te a vida, os amigos, a família. Inspira-te a oportunidade de mudar a vida de alguém, de ajudar o outro. Inspiram-te os desafios e o desconhecido. Queres deixar a tua marca. No final de contas a inspiração anda de mãos dadas com a determinação e por isso inspiras-te no mundo. E com determinação segues os teus sonhos porque sabes que o melhor de ti ainda está por chegar.

As grandes aventuras não exigem muito. Requerem vontade, adrenalina, confiança e um pouco de loucura. Pedem que vás sozinho mesmo que ninguém esteja disposto a embarcar contigo. Pedem que pegues na mochila e que saias a correr porque nunca estarás só, somos 7 mil milhões no mundo. Se alguém te disser que não és capaz, ignora e faz-te à estrada. Poupa todo o dinheiro que conseguires, se for preciso trabalha nas férias e não gastes dinheiro desnecessário em roupa, restaurantes e na mais recente tecnologia. Não deixes que a falta de dinheiro te impeça de viver uma aventura inesquecível. Arranja uma solução e vai. Tens de começar a levar a juventude a sério antes de te tornares um adulto cheio de responsabilidades. Principalmente, não estejas cansado demais para viver. Sai da tua zona de conforto e faz o teu melhor. Se achas que podes mudar o mundo, muda!

Chega de trocar os sonhos pela ideia de que depois de uma licenciatura tem de vir logo um emprego, uma carreira, o casamento, os filhos e uma vida de eternas esperas pelo fim de semana e férias. Não há desculpas nem “se’s” para não entrar numa aventura à procura do que a vida tem para dar e do que podes oferecer à vida. Mais do que uma viagem, é uma descoberta do mundo e de ti.

Faz a diferença na tua vida, acorda e sai da rotina. Faz do presente uma memória inesquecível.

Respira, inspira e vai!”

Texto de Ana Teresa André 

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply