Nowtrip
Travel diary Travel Diary Vietname Work-exchange Work-Exchange

Voluntariado Vietname – workaway

Terminou ontem o meu trabalho de work-exchange em Hanói, Vietname. Foi mais um dos desafios que decidi aceitar durante esta viagem. Como descobri este trabalho?

Este voluntariado ou work-exchange está inserido na plataforma online workaway, esta tem milhares de ofertas de work-exchange em todo o mundo e é uma das mais usadas entre os backpackers. Neste website é possível ter acesso às ofertas gratuitamente mas para entrar em contacto com as pessoas é necessário criar uma conta/perfil e pagar uma taxa de 20€ para um ano. Como é que isto funciona?

Depois de analisar as propostas e feedback de outros viajantes estabelece-se o contacto para saber se estão interessados na nossa ajuda e para acertar as datas de chegada e saída. Como é um trabalho voluntário não existe qualquer remuneração mas em troca do nosso trabalho recebemos alojamento e refeições (sendo que estas condições se alteram consoante a proposta).

Workaway é uma óptima forma de poupar algum dinheiro e ao mesmo tempo ter uma experiência de trabalho noutro país.

Neste caso o trabalho não estava relacionado com construção mas sim com educação, estive cerca de duas semanas a ensinar inglês a crianças entre os 3 e os 13 anos, sendo que a classe que ficou a meu cargo era a dos mais novos ( 3/4 anos). Nesta escola, que não é bem uma escola, ensina-se inglês de forma informal e a partir de workshops de cozinha, ciência, matemática, teatro e artes. Aqui tudo é possível, só é preciso imaginação e falar inglês. A escola aplica uma metodologia chamada Project Based Learning e foca-se na aplicação do inglês no dia-a-dia.

Os workshops acontecem às quartas e sextas das 16h as 18h e aos fins de semana durante todo o dia.
A meu cargo ficou a turma dos mais novos e foi um desafio gigante. No primeiro fim-de-semana fizemos sensory bottles e o tema era índios, no segundo e último fim de semana o tema foi piratas e o meu workshop baseou​-se numa caça ao tesouro e na construção de um barco de piratas. Todos os fins de semana acontece o kids kitchen, sempre com receitas diferentes e que põe os mais novos com a mão na massa.

Tudo isto acontece numa casa que é ao mesmo tempo o nosso alojamento e o espaço para os workshops. Quando é hora de aulas tudo se transforma e da-se lugar à imaginação das crianças. Colchões e malas arrumadas e é tempo de ensinar. Normalmente, estão entre 4 a 5 voluntários e que vem de vários lugares. No meu caso, na primeira semana éramos 5 raparigas (1 australiana, 1 francesa, 1 vinda dos Estados Unidos da Améria e outra do Peru). Na segunda semana já foi diferente, novos voluntários chegaram (1 italiano, 1 francês e 1 canadiana) e outros terminaram.

Mais que uma experiência de trabalho, mais do que uma excelente forma de poupar algum dinheiro, o mais importante é convivência com pessoas vindas de tantos sítios diferentes. Realmente a vida é sempre mais do que imaginamos, há sempre mais para conhecer, nunca somos donos do saber. Viajar é aprender todos os dias, foi uma experiência enriquecedora a vários níveis.

Agora está na hora de seguir viagem, espera-me muitas horas de autocarro mas decerto que irei conhecer sítios fantásticos. Tenho onze dias de viagem pela frente, tenho onze dias para fazer Vietname de lés a lés, e aqui vou eu seguir para o sul.

Adeus Hanói, obrigada!

You Might Also Like...

1 Comment

  • Reply
    O regresso – Nowtrip
    27 Abril, 2017 at 6:00 PM

    […] Vietname adrenalina, muita adrenalina. E ao mesmo tempo muita calma. Do Vietname o passeio e o voluntariado, o conhecer e o sentir mais. Na loucura das estradas e na paz do campo o Vietname não se […]

Leave a Reply