Nowtrip
Finlândia Travel Diary

A magia do sol da meia-noite

A verdade é que já passaram quase três meses desde que cheguei e muita coisa já aconteceu. A ansiedade por ver o fenómeno do sol da meia noite estava equiparada à vontade de ver as Auroras Boreais.

Sou bicho que gosta mais do dia, que gosta de luz e de ver bem o que me rodeia e por essa razão estava muito curiosa por experienciar as noites sem escuro, o dia interminável. Foi aos poucos que esta época se aproximou, de semana para semana o sol desaparecia cada vez mais tarde, quando pela primeira vez tive sol até as 23h estava numa excitação enorme. Que novidade era ter luz tanto tempo.

Neste momento, meio de Maio, o sol fica sempre na linha do horizonte e nunca, NUNCA, fica escuro. Como podem imaginar estou desregulada do sono, achei que seria mais fácil de lidar. As horas vão passando, vai ficando tarde e continua a parecer que são 5 da tarde.

Para baralhar mais o cérebro o meu quarto tem umas “persianas” manhosas e deixam entrar muita luz, deito-me com muita claridade e se não estou cansadíssima custa imenso adormecer. E uma venda, perguntam vocês.  Eu tenho uma venda, eu estou toda quitada e mesmo assim é difícil, sinto sempre que devia era de estar aproveitar o “dia”, que me estão a enganar e que na verdade não são duas da manhã. É desafiante convencer o inconsciente que é hora de dormir, afinal porque razão vou eu dormir quando dá para fazer tanta coisa lá fora?!

A questão é que se não dormirmos nunca se chega a perceber quando termina e começa um novo dia. Os locais já me explicaram que nesta altura dormem muito menos, e que compensam na altura do inverno (que é o inverso, nunca fica de dia).  Nesta estação é que não me convenciam a viver aqui, dia sem luz? nunca? Nem pensar, português precisa de sol para viver!

Por mais desafiante que seja tentar adormecer com tanta luz, a paisagem e pôr-do-sol que tenho visto compensa tudo. Tenho visto verdadeiros quadros de pintura reais, as paisagens que achamos que só existem no nosso imaginário.

A grande vantagem desta época é termos a oportunidade de fazer coisas únicas, tenho planeado ir acampar para uma floresta aqui perto, vai estar sempre luz por isso será pouco assustador e uma experiência de vida. Também estou a planear um dia fazer uma directa e tirar uma fotografia a cada hora, assim ficam vão conseguir perceber melhor esta maravilha da natureza. 

Quem é que também já teve esta experiência? Ou que gostaria de ter? 🙂

Aqui ficam algumas fotos que tirei, estão todas em edição: 

 

You Might Also Like...

2 Comments

  • Reply
    Ana Sofia Helder
    23 Maio, 2018 at 12:26 PM

    OHHHHH MEU DEUS!!! O que é isto !? e não consigo dizer mais nada ! Obrigada por estas imagens . <3
    #blessed #beautyinthelittlethings

    • Reply
      anateresandre
      24 Maio, 2018 at 4:27 PM

      É mesmo mágico!! A natureza tem destas coisas 🙂

Leave a Reply