Nowtrip
Finlândia

15 curiosidades sobre a Finlândia

A Finlândia é uma caixinha de surpresas e para quem ainda não conhece muito sobre este país, aqui vão algumas curiosidades (sem nenhuma ordem em especial):

1- É na Finlândia, em Rovaniemi, que fica a casa do Pai Natal. Esta cidade fica na zona da Lapónia e a 830 quilómetros da capital, Helsínquia.

2- No norte, na Lapónia, acontece o sol da meia noite , as noites de verão nunca são escuras. O sol nunca desce a linha do horizonte e as paisagens ficam maravilhosas com a luz que nunca desaparece.

3- Este país é a casa do Heavy Metal, existem milhares e milhares de bandas deste estilo de música. Em 2006, a Finlândia venceu o Festival da Eurovisão com uma atuação de heavy metal, com a banda Lordi e a música Hard Rock Hallelujah.

4- São viciados em café, cada pessoa é capaz de consumir até 12 quilos por ano. A cada pausa, convívio ou apenas porque sim, eles estão com uma chávena de café na mão. E não bebem sem os seus pigos de leite, os finlandeses são também um dos maiores consumidores de leite do mundo, chega a ser 1 litro por dia/pessoa e bebem também durante as refeições. Esta a mim faz-me alguma impressão, beber um copinho de leite enquanto como um bife com batatas não é muito apelativo.

5- O território da Finlândia tem 338 145 km 2. No país existem 187,888 lagos e 179,888 ilhas e quase 80% do território é floresta

6- A apesar do país ser quase 4 vezes maior que Portugal são apenas 6 milhões e apelidam-se de Soumi.

7- No Norte do país habita o povo Lapão ou Sami, que é um dos maiores grupos indígenas da Europa. Tem costumes diferentes e falam outra lingua, Sami. Quase todas as pessoas que vivem no norte sabem a lingua sami, apesar de nem todas fazerem parte da comunidade Sami. Em Inari, onde vivo, existe um museu enorme só dedicado à cultura Sami.

8- As temperaturas variam entre os -40 graus e os 25 graus. O inverno é rigoroso e escuro.

9- As multas no trânsito variam consoante o ordenado, é aplicada uma percentagem consoante os rendimentos. Portanto, para os mais ricos as multas chegam a ter valor absurdamente altos.

10- No dia 13 de Outubro celebram o Dia do Fracasso, um dia para reverem os erros e aprenderem com eles.

11- Fazer reciclagem na Finlândia é quase um negócio, existem máquinas de recolha de garrafas e latas vazias em todos os supermercados. As garrafas de plástico valem entre 10 a 40 cêntimos e as latas 15 cêntimos. Já recolhi algum lixo na rua para juntar algum dinheiro, já consegui ganhar cerca de 25 euros só com a reciclagem.

12- A palavra Sauna é finlandesa e existem mais saunas que habitantes. Os finlandeses são capazes de passar horas e horas seguidas na sauna e com temperaturas altíssimas, no inverno ou verão.  Quase todas as casas têm uma.

13- Não são grandes chefes de culinária, na minha opinião, mas são peritos em confeccionar boas refeições de rena.

14- No verão cuidado a conduzir nas estradas da Finlândia, é bem possível que aparecam bastantes renas a passear por lá.  No inverno estão resguardadas mas no verão andam à vontade por todo o lado e não se importam se é alcatrão ou não.

15- Dizem olá de muitas formas, como “Terve / Hei / Moi / Päivää” e obrigado é “Kiitos“.

 

No inverno ou no verão a Finlândia é sempre uma boa opção. No inverno é a magia da neve e no verão a paisagem é verde de perder de vista e os lagos são ótimos para um banho ou volta de barco. O país tem um nível de vida caro mas vale a pena.

Venham cá que eu tenho uma caminha à vossa espera 🙂

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply