Nowtrip

Associação GASTagus

O GASTagus é uma associação juvenil e ONGD, fundada em 2008 por dois jovens estudantes, em parceria com o LAGE2 do IST – Taguspark, no sentido de consciencializar e incentivar a mudança dos jovens universitários através da promoção do voluntariado. Estas atividades de voluntariado decorrem em Portugal e internacionalmente nos países de língua oficial portuguesa: Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Brasil.

De 2008 a 2017, o GASTagus já se expandiu para cinco pólos diferentes na região da Grande Lisboa o que possibilita a chegada a mais jovens! Estes pólos são:

  • FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia em Almada
  • FPIE – Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação em Lisboa
  • ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão em Lisboa
  • ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada em Lisboa
  • Instituto Superior Técnico, Taguspark em Oeiras.

Tendo como visão alertar e incentivar a juventude para a descoberta e promoção da dignidade da pessoa humana.

Este ano iniciaram também o Projeto Faz-Te! Consiste na aplicação desta visão mas em contexto Nacional, através da prática de 3 pilares essenciais: Sentir, Pensar e Agir!

Será também mais vocacionado para a prática de acções de sensibilização e voluntariado nos mais variados temas e questões atuais da sociedade portuguesa e do mundo, bem como a realização de um Projeto de Verão em meio rural com duração de 2 semanas, sensivelmente. Tudo isto será planeado, desenvolvido, angariado e realizado em grupo e em equipa de voluntários!

 

 

Área:  O trabalho no terreno terá como foco a área do desenvolvimento, passando pela educação, saúde, capacitação, consciencialização e tudo um pouco que conseguirem e acharem necessário da sua atenção.

Condições de acesso:

Projeto Faz-Te –  Ter entre 18 e 35 anos

Caminhada InternacionalTer entre 18 e 30 anos

E vontade de participar, boa disposição, espírito crítico, espírito de desafio e querer trabalhar em equipa!

Custos:

Durante o ano, os voluntários realizam voluntariado nacional onde se sentem mais à vontade ou mais desafiados, recebem formação em contexto de reunião semanal e fins-de-semana passados fora em grupo para que possam sair da sua zona de conforto, preparar-se para o voluntariado que irão desenvolver, crescer e fortalecer o espírito de equipa! São postos em condições diferentes do seu dia-a-dia, conhecem muitas vezes pela primeira vez o voluntariado, são questionados, conhecem novas pessoas e mentalidades, deparam-se com novas realidades e trabalham em equipa, tudo isto em prol do seu crescimento como pessoas e cidadãos ativos!

Em conjunto com tudo isto, angariam em grupo todos os fundos necessários para pagar as despesas relativas aos projetos internacionais, incluindo viagens, vistos, estadia, alimentação, seguros, entre outros, no sentido de causar o mínimo de encargos possível a si próprios, bem como aos parceiros internacionais que com tanto querer os acolhem e desenvolvem o trabalho no terreno conjuntamente com eles. Nenhum voluntário pode mesmo que queira financiar pessoalmente a sua viagem. É essencial que o façam em conjunto.

Duração:

Projeto Faz-Te

Todos os voluntários terão de comparecer nas instituições escolhidas pelos próprios no mínimo quinzenalmente (por norma de Fevereiro a Julho).

Caminhada Internacional:

O GASTagus realiza voluntariado internacional de curta duração, sendo esta em média de 30 dias no terreno. Em alguns casos poderão contar-se 32 dias mas deve-se ao facto de a deslocação até ao local de atuação ser de um dia.

Em suma, um voluntário GASTagus partirá em missão em inícios de Agosto e regressará em finais do mesmo mês.

Disponibilidade para ambos projectos:

– Horário pós-laboral

– Mês de Agosto

Número de horas, em média, de formação:

Haverá em média, cerca de 140h de formação que nos permitirá reforçar a seguinte visão e missão GASTagus junto dos nossos voluntários, bem como prepará-los para o trabalho que irão desenvolver fora!

 

Como proceder à candidatura?

Acede ao site da organização e fica a saber quando acontecerão as próximas sessões de apresentação. 

 

Consultar site

 

<–Voltar aos projectos