Então o que tenho a dizer sobre a Escandinávia?
Para além de voltar a sublinhar que é tudo caríssimo, a zona norte da Europa é bonita para caraças. Tinha as expectativas bastantes altas e apesar de alguns desgostos que tive pelo o caminho, devido à chuva, o balanço só podia ser muito positivo. Para já, vai resumo da visita à Suécia.
Por onde comecei?
Finlândia, claro. Estou a viver no norte da Finlândia, Lapónia, por isso ainda não conhecia muito do resto do país. Pus-me ao caminho e estive pelo centro e sul. Primeiro Kokkola, Kouvola e por fim Helsínquia. A verdade é que ainda não visitei Helsínquia como deve ser, ainda vou lá dar um salto antes de voltar à pátria, e não tenho grande opinião pela cidade.
E depois?
De Helsinquia fui direitinha a voar para o país vizinho, Suécia. Um voo de 45 minutos que me custou cerca de 40 euros ( só com mala de mão). O trajecto do Aeroporto de Estocolmo para o centro da cidade é relativamente rápido e existem imensas opções mas as mais económicas são o autocarro ou o comboio. No meu caso, tendo ainda desconto jovem, optei pelo comboio de alta velocidade que demorou 20 minutos e me custou 15 euros mais ou menos.
Já pelo centro de Estocolmo e já acompanhada, foi tempo de dar corda aos sapatos e ir explorar a cidade (com a mala às costas, socorro). Estivemos sensivelmente 2 dias e meio (duas noites), uma noite em couchsurfing e outra num hostel, e a cidade foi uma das mais bonitas da nossa viagem. Muito mais especial que Oslo, por exemplo. Estocolmo tem imensas ilhas e a luz da cidade é maravilhosa ( mais no verão, imagino).
Não fizemos nenhum cruzeiro pelas ilhas, porque como já se sabe o meu budget é bem curto e o que eu gosto mesmo é de conhecer as cidades a pé. Visitámos o famoso bairro antigo Gamla Stan, é neste bairro que fica a praça mais conhecida da cidade e onde estão situados os dois edifícios coloridos de todas as fotografias. Fomos até ao Palácio, à conhecida Ponte com as coroas (uma desilusão, estávamos à espera de algo mais imponente), ainda demos um salto a um miradouro espectacular (Monteliusvägen) que tem vista para o lago Mälaren e a câmara municipal, e fizemos uma pequena metrotrip. Nunca precisámos de nos deslocar de metro, a cidade faz-se bem a pé, mas não conseguimos deixar de ir dar uma voltinhas para conhecer as estações mais emblemáticas.
Para quem não sabe, algumas estações do metro da cidade de Estocolmo são consideradas uma galeria de arte, cada uma tem a sua história e significado. Fizemos uma pequena pesquisa sobre as mais bonitas e assinalamos todas no nosso mapa, delineamos um trajecto e o bilhete custou-nos cerca de 3 euros (para 90 minutos, penso eu). Tivemos sorte porque o dia em que decidimos ir foi um Domingo, as carruagens e as estações estavam bastante vazias e não tivemos qualquer problema com multidões. Aconselho esta pequena trip a toda as pessoas que queiram visitar Estocolmo, para mim foi um dos pontos altos.
Em relação à alimentação, foi muito à base de coisas que comprámos em supermercados e nos clássicos sítios de fastfood. Com muita pena minha é impossível comer bem neste tipo de viagens em que tenho o orçamento bem estipulado e em que não posso me dar ao luxo de grandes aventuras.
Depois da Suécia seguimos para a Noruega, saímos de Estocolmo às 22h45 da noite num autocarro nocturno da Flixbus (já falei sobre estes autocarros aqui, aconselho) e a viagem durou 8 horas. Tivemos sorte, o autocarro estava bastante vazio e tivemos muito espaço para nos deitarmos em mais do que um banco (coisa que não tivemos na outra viagem de Flixbus que fizemos de Oslo para Copenhaga).
Para os que têm interesse nos gastos, aqui vai um resumo dos pontos importantes:
Duração – 2 dias e meio
Altura do ano – Junho 2018
Chegada – Avião ( Helsínquia – Estocolmo)
Saída – Flixbus Nocturno com direção a Oslo, Noruega (16 euros)
Alojamento – Couchsurfing e Hostel
Custos
alimentação: 40 euros
transportes (ir, sair e por lá): 78 euros
alojamento: 18 euros (1 noite hostel em dormitório)
cacifo para guardar mala: 5 euros
Total gasto: +- 140 euros
Não esquecer que na Suécia a moeda usada são Coroas Suecas.
Saber mais sobre a:
viagem pela Noruega
viagem pela Dinamarca
Trilha Trolltunga
todas as despesas da viagem pela Escandinávia
No Comments